segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Playlist: Garçom, liga o Jukebox aí por favor!


Opa!
Hoje é dia de Playlist.
Depois de eu ter ido ao show do A-ha, fiquei inspirado pra ouvir música antiga, e acabei reencontrando um canal no Youtube que é fantástico! Se chama Postmodern Jukebox e você pode conferi-lo aqui.

O PMJ (como também é chamado) é uma iniciativa de Scott Bradlee. Scott nasceu em 1981, se apaixonou pelo jazz ainda na adolescência e daí por diante seguiu descendo a mão nos pianos da vida. Chegou a dirigir alguns espetáculos off-Broadway, mas na busca por inspiração criativa, começou a brincar de reescrever música pop em temas antigos. Em 2012 saiu um vídeo importante, que dá início à nossa playlist e à carreira internetástica de Scott (com uma mãozinha do Reddit :D ). Não bastasse isso, Scott foi chamado pra colaborar na soundtrack de um certo jogo com quatro de seus covers de estilo vintage. Ah, quer saber qual jogo? BioShock Infinite. É mole?

Na verdade, você vai descobrir que mesmo se você não gosta de pop (como eu gosto bem pouco) agora vai ter uma desculpa pra gostar de tais canções... mesmo que numa versão diferente, rs. O fato é que é algo totalmente excelente, inovador e incrível e é melhor eu parar de falar e você começar a ouvir. Vamos lá?

Scott Bradlee's Postmodern Jukebox


Começando com o vídeo que podemos dizer que deu o start no Postmodern Jukebox. Scott já tinha subido outros vídeos antes desse (muito bons, por sinal) mas quando ele juntou um grupo de amigos musicistas pra fazer essa brincadeira, a zoeira acabou passando dos limites! Reescreveram How You Remind Me do Nickelback num estilo Motown. O resultado? Aqui embaixo. Gerou 1,5 milhão de views até o presente momento!

A Motown Tribute to Nickelback

A próxima é a canção que me fez descobrir o PMJ! Um abraço pra minha amiga Samile que postou isso algum dia no twitter, o que me fez rir não só porque era totalmente inusitado como também a cantora (Kate Davis, que não só canta maravilhosamente como ainda toca baixo -- aquele baixo clássico, grandão) é parecida com a própria Samile. Ah, pequeno detalhe: o vídeo alcançou 8 milhões de visualizações em 3 meses. Somente. Então, curte aí All About That Bass.

All About That [Upright] Bass feat. Kate Davis

O que eu acho mais incrível é que Scott e cia. LTDA fazem um trabalho tão legal que acontece até mesmo dos próprios autores originais recomendarem os covers dele. E, quem diria, a Lorde mandou pra galera que o cover de Royals favorito dela era justamente do PMJ. Fui ver... e quase tomei um susto quando um cara do tamanho de um guarda roupa vestido de palhaço entra em cena. Daí o cara abre a boca e meu queixo cai... que tal? O sujeito grandalhão é Michael Geiger que criou o personagem chamado Puddles, o palhaço triste com uma voz dourada. É simplesmente sensacional. Confere aí, vai.

Royals - "Sad Clown With the Golden Voice" version

Num outro vídeo entra em cena um garoto, Von Smith. Ele surgiu durante as audições do American Idol de 2009 mas foi eliminado nas semifinais do programa. Aos poucos o rapaz foi se apresentando aqui e ali, até abrir um show de Lady Gaga. Bem, o moleque foi chamado pelo Postmodern Jukebox para interpretar Rude, do Magic!, que todo mundo já ouviu. E daí eu fiquei pensando se na verdade a música era antiga e o Magic! fez uma reedição, porque ela realmente parece ter uma alma antiga...

Rude feat. Von Smith

Por falar em Lady Gaga, sobrou pra ela também! Mas aqui tem um detalhe interessante: além do vocal (lógico), chamaram Sarah Reich, que é sapateadora. Quando olhei a thumbnail do vídeo (a imagem do video que aparece na busca do youtube) achei esquisito, mas quando escutei parece que fez todo sentido, Bad Romance num estilo Ragtime Gatsby ficou incrível. Se liga!

Bad Romance feat. Ariana Savalas & Sarah Reich

Agora, peraí... quem nunca ouviu, dançou, curtiu ao som de Hey Ya! que me atire a primeira pedra -- a menos que tenha nascido a menos de 12 anos, então fica desobrigado rs. Na verdade, esse cover é totalmente diferente da original. Oooooh, claro, todos são. Mas eu quero dizer que a gente tá tão acostumado com o ritmo dance da original que eu particularmente estranhei o começo do cover, que é bem lento (convenhamos: agora você pode entender o que é cantado! haha!). Mas Sara Niemietz cantou com tanta alegria e o arranjo de Scott é tão belo que não tem como ouvir e não sorrir! Ouve aí essa reedição de um CRÁSSICO do Outkast.

Hey Ya! feat. Sara Niemietz

Esse é mais um que eu ouvi e fiquei em dúvida se a banda pela qual conhecemos a música não a pegou de outro artista antigo. Miche Braden honra a tradição melanina-power que eu tanto amo (e carrego na pele, haha) com aquela super voz que parece que só as marrons tem! Alcione que o diga... mas o fato é que Sweet Child O' Mine fica parecendo uma daquelas canções clássicas, tocadas nos antigos bares e cafés do sul dos Estados Unidos. Ê lasquera...

Sweet Child O' Mine feat. Miche Braden

O próximo é um que eu confesso que fiquei espantado (pra não dizer assustado). Na boa, eu me arrepiei todo. E eu não gosto de Britney Spears, exceto pra fazer piada. Cara, Haley Reinhart tem uma voz rasgada e aveludada ao mesmo tempo, canta de uma maneira sensual, não sei explicar. Não digo nada, apenas confira.

Oops!... I Did it Again feat. Haley Reinhart

Sobre a próxima canção, agora eu fiquei com uma dificuldade imensa de escolher a versão que eu mais gosto. Eu sou fã de Green Day, entenda-se que eu já escutei toda a discografia deles. Mas essa reedição com Maiya Skyes na voz tem tanto soul, tanta tristeza (que a música pede, na verdade) que Boulevard of Broken Dreams começa a fazer muito sentido nessa versão... sentido demais da conta :'(

Boulevard of Broken Dreams feat. Maiya Skyes

E Haley Reinhart ataca mais uma vez! Com uma voz tão sensual quanto a versão de Oops... I Did it Again! ela me transporta pro universo de Nova Orleans de novo. E com uma música que já foi feita por um cara altamente talentoso, mr. Jack White do White Stripes! Esse Scott Bradlee é o cara, eu só sei dizer isso, haha...

Seven Nation Army feat. Haley Reinhart

Confere lá no canal deles que tem muito mais coisa: Katy Perry, Imagine Dragons, Robin Thicke, Coolio, Beyoncé, Carly Jae Repsen, Radiohead, Rihanna, Taylor Swift, etc etc etc etc! Eles também estão disponíveis no iTunes se você quiser comprar alguma(s) música(s) deles.

Por último mas não menos importante: o Postmodern Jukebox está no Spotify já tem um tempo! Siga-o agora ou um piano vai cair na sua cabeça!

Abraço forte!
Vlw flw :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário