quinta-feira, 30 de abril de 2015

Playlist: Rock Feels, This Song Hurts ou "aquele rock que dói na alma"

Opa!

Fala, galera. Phil na área! De volta às playlists, e relembrando aquele velho probleminha meu, em que costumo ouvir um álbum de cada vez e por inteiro, de um único artista, e playlists mistas raramente me encantam (e eu raramente acerto fazer uma), eu estou começando a mudar isso. Passei um tempo sem celular (e portanto sem controlar meu ambiente musical ~chateado~) e fui ouvir rádio FM. Argh! Nada que me agradasse. Fui então pra rádios virtuais: Deezer, MixRadio, Spotify... acabei me achando em algumas playlists e (re)encontrando novas e boas bandas pra se ouvir.

Menos papo mole e mais ação: hoje é dia de sofrer! Hehehe. Especialmente pra você que nasceu dos anos 90 pra cá e era ligado na MTV Brasil, estará mais acostumado às minhas opções de hoje. Essa playlist está disponível no meu Spotify (link no fim do artigo) e tem pra lá de 30 músicas, colocarei mais depois, mas não dá pra pôr todas no blog, então vão aí 10 músicas da categoria Rock Feels, ou como eu chamava antes: This Song Hurts (versão rock, pois dá pra achar música doída em qualquer ritmo). Nostalgia, depressão, saudades, tristeza, frio na barriga, essa playlist é pra mexer com nosso interior, sim senhor!

Vambora que eu já falei demais!

"I came here to rock, not to feel!
Now even my feels have feels!"


Começando com Nickelback - "Photograph". CARACA MALUCO, morri de nostalgia. Até lacrimejo quando paro pra falar dessa canção. Saudades de minha primeira casa, meu antigo bairro, minha escola, velhos amigos, velhos lugares... "I miss the town, I miss the faces" :'(




My Chemical Romance parece ser uma banda feita para ser dolorosa. Diversos clássicos como "Welcome to the Black Parade", "I'm Not Okay (I Promise)" e "Ghost of You" trazem um mar de melancolia rapidinho. Mas percebo que "Helena", mesmo sendo mais agitada, é a mais doída delas. Tanto pela temática (homenagem a Elena, falecida avó de Gerard Way, vocal da banda) como pela composição em si, e ainda a própria voz do cara. Seus clipes adicionam mais, sempre são temáticos e bem feitos (sugiro ver Ghost of You também). Enfim, morra pelos ouvidos (lol).



Fui buscar a próxima lá nos anos 90. Grunge é um negócio meio louco, sujo, sombrio e doloroso quase que por definição, mesmo que Pearl Jam não queira se identificar com esse gênero, mas nasceram lá em Seattle debaixo da mesma cena, então... Bem, "Jeremy" é um clááááássico! E um bem tenso. A letra deixa claro, o clipe assusta ainda mais, a história verídica por trás deixa nego triste rapidinho. E como essa é a intenção da playlist, lá vai Jeremy, "at home, drawing pictures of mountain tops - with him on the top".



2003, Blink-182 lança um álbum sem título (ou autoentitulado, que seja) e "I Miss You" é um dos singles. São uma banda de pop-punk (menos punk nesse álbum que nos anteriores) mas essa canção em particular é mais tranquila, pra dar uma quebrada no ritmo do álbum, e na letra há uma dorzinha que Mark Hoppus e Tom DeLonge traduzem muito bem na interpretação. "Will you come home and stop this pain tonight?"



Eu ainda me pergunto porque chamam (ou chamavam) Avril Lavigne de princesa do (pop?) punk, mas que ela é uma grande artista, não dá pra negar. "When You're Gone" cai direitinho na categoria "this song hurts". Um pouquinho pop demais pra meu gosto de roqueiro, mas deixemos passar, porque o coração já está fragilizado aqui, a letra não ajuda a melhorar e o clipe só piora a situação. Que dó do velhinho chorando pela esposa, cara! :'(



E o que dizer de Evanescence? Ah, "My Immortal" é clichê, nem vou falar, só vou ali ficar em posição fetal tentando não suar pelos olhos pela dor da composição, a nostalgia imensa da época que a canção saiu em clipe e... e... :'(




Os fãs que curtem Green Day desde muito tempo sabem que esse não foi lá o melhor álbum deles, mas é inegável que o American Idiot trouxe uma imensa visibilidade pra banda. De qualquer forma, amadurecer um pouco e amansar o punk louco, deixá-lo mais humano, é uma boa ideia. "Wake Me Up When September Ends" chega na temática de continuar a história do personagem do álbum, o clipe dá mais tensão com uma temática de exército (que sempre dói na alma: saber que se pode perder um ente querido em tragédia é uma bronca e tanto), mas aí vem uma triste dose de realidade: Billie Joe homenageia rapidamente o pai, morto por um câncer há (então) 20 anos, no mesmo ano que deu a primeira guitarra pra Billie. Mesmo sem saber disso, a canção já derruba, traz lembrança e saudade de uma penca de gente. "20 years has gone so fast..."



Arctic Monkeys hoje é clichê. Mainstream total. Mas em 2007, quando lançaram o Favourite Worst Nightmare (pros fãs de sempre é o melhor álbum, mas meu xodó é o Humbug) eram uma grande banda mas ainda com estigma de bandinha teen com muita energia e pouco foco e maturidade. Mas os garotos por algum motivo eram bons, e "505" mostra isso. Me parece ser "autobiográfica", pois reflete bem o músico viajante... "It seems like, once again, you have to greet me with goodbye". Dói saber que se quer passar mais tempo com quem se gosta mas não dá, chega nos lugares já dizendo tchau e tendo que ir embora... :'(




System Of A Down é uma banda verdadeira e crua demais pra parecer assim dolorosa. Ainda assim, deixaram um registo que toda vez que ouço me faz parar (inclusive me fez parar enquanto escrevia isso) e fazer um ar pensativo e preocupado. Sério. "Soldier Side", a última canção do último álbum, Hypnotize, cantada por Daron (principalmente) e Serj, traz (de novo) a dura realidade de soldados que vão quase sem esperança de voltar pra casa. Um clipe de um fã, com montagens de "300", aperta mais as glândulas lacrimais. :'(



Os dois primeiros álbuns do Linkin Park são aclamados como os melhores deles. Bem, eles cresceram e amadureceram, suas canções mudaram por isso, mas as (muitas) canções sobre as depressões adolescentes ainda estão na memória (e venderam mais, sorry), então vamos voltar a 2003 com o Meteora bombando em todo canto. Confesso que quis botar "Numb" aqui no post, por ser mais conhecida mesmo, mas deixo uma que é meio down mas nem tanto, pra ajudar a não deprimir além da conta: "From The Inside". Reconhecendo que está mal, que dói pra caramba, que parece que vai explodir tudo, que não há saída, mas gritando que não vai mais se desgastar e que vai jogar tudo de ruim embora! Yeah!



Oh, a propósito, a playlist do Spotify é essa: https://open.spotify.com/user/12184591847/playlist/1qn6IkxFQJj1WByuKF6bLC
Precisa ter conta, mas faz com o Facebook mesmo, o próprio Spot dá a opção e resolve rapidinho.

Um abraço forte a todos, e por favor prometam que não vão cortar os pulsos!
Falou.






13 comentários:

  1. Caraaaa, acho que morri junto com você!
    Começar com Photograph de Nickelback foi demais pra mim.
    Que playlist arrasadora!
    Estou indo conferir a playlist do Spotify *-*
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico feliz de vc ter morrido. KKKKK. A ideia era essa, começar botando tudo pra baixo!
      Muito obrigado pelo comentário! E pode ir lá no Spotify sim, em poucos dias coloco mais música lá.
      Bjs, em breve tem mais post da galera aqui, fica de olho! Flw!

      Excluir
  2. Adorei as musicas de sua Play,pelo fato de algumas serem minhas preferidas,principalmente Photograph é muita emoção para uma musica só rsrs,me traz tantas lembrança.
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! :D
      Concordo. Photograph é perfeita pra uma sessão de nostalgia. O jeito que ela foi escrita/composta me faz pensar, inclusive, que pessoas que não viveram "nossa época" poderiam mesmo assim ter grandes lembranças ao ouvi-la.
      Abraço forte! Até mais ;)

      Excluir
  3. Infelizmente não sou muito ligada em musica. Por ser evangélica tinha mais o habito de ouvir musicas gospel, mas hoje em dia quase não ouço nada. Por isso não conheço nenhum dos selecionados hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Entendo você. Sou cristão também, mas na época que conheci a maioria destas músicas eu não era. Continuo ouvindo essas e ainda mais outras, na verdade ouço umas 3h diárias de música (porque ando 3h diárias de ônibus). Mas, sem problema!
      Abraço forte, fica na paz. :)

      Excluir
  4. Sou de 90, mas nunca fui ligada na MTV, mas conheço todas as bandas da sua playlits. Deu saudades de ouvir algumas , tipo Nickelback e Evanescence. Parabéns pela playlist ♥
    Beijos
    www.umdiarioqualquer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      De repente cê era ligada em rádio ou talvez já na internet...? (ou outro canal. ah, sei lá kkkk.)
      Eu costumava encontrar muita banda dessa em rádio. Jovem Pan, Transamérica, etc. Mas de 2008 pra frente eu só achava eletrônica nas rádios, esses e outros rocks sumiram na época...
      Obrigado pelo comentário! :D
      Abç forte.

      Excluir
  5. AMO green day e artic monkeys !!!!
    Minhas bandas favoritas ...

    Segue o meu blog ?
    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total! Eu tava ouvindo bastante Green Day há pouco tempo. E Arctic... sou fã desde o lançamento do 1o CD, lááá em 2006. Cresci junto com a banda, eu diria. Tinha que incluí-los, né? ;)
      Abç forte, flw!

      Excluir
    2. (ou será que o 1o CD do Arctic Monkeys veio em 2005? Pufff, não lembro agora...)

      Excluir
  6. *_*
    Playlist incrível!!!! Músicas muito boas! Já abri no meu Spotify hehe'
    Abraço!

    http://blogliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir