sábado, 17 de janeiro de 2015

Top 5: Melhores álbuns que ouvimos em 2014 (por Jhonata Fernandes)

Olá galera de toda a blogosfera!
Inauguramos aqui mais um dia de postagem, o sabadão! E por que o sábado hein!?
Porque tem guris e gurias que ás vezes ficam sabadão em casa sem saber o que fazer, então esperamos ajudar sugerindo boas dicas da nossa boa cultura pop.

Ok?

Inauguro este espaço muito bacana listando os 5 melhores álbuns que ouvi em 2014. Mas dos 5, apenas um foi lançado em 2014, os outros são de anos anteriores, mas só ouvi com atenção (e amei!) em 2014.
Arte: Paula Carvalho
Poderia muito bem montar uma lista maior de álbuns que me marcaram demais por sua versatilidade e conceito musical e letrista. Mas resumo em 5 e com certeza já é suficiente.
2014 foi um ano de "caça músicas" para mim. Sou chamado pelos meus amigos de 'Jhonatapédia', por baixar discografias de bandas que vão de Os Descordantes (banda acreana muito boa) á For Today (banda de metalcore muito bacana!), para conhecer e coloca-las (ou não) em minha paylist diária.

Vamos ao (meu) Top Five!


5º Lugar: Infinito - Fresno (2012)

Infinito tocou muito em meus ouvidos em 2014. Com certeza um dos melhores trabalhos da Fresno, que eu já falei aqui. Com a parte letrista sendo toda assinada pelo vocalista Lucas Silveira, e produção também no mesmo, o álbum me cativou bastante!

Ainda estava concluindo o curso técnico de administração quando me interessei em conhecer a banda, e fui me acostumando pouco a pouco com sua sonoridade, até que me apaixonei e hoje faz parte do meu playlist.

Digo convicto de que Infinito merece está nesta lista, principalmente por eu querer mostrar que ainda se faz rock de qualidade no Brasil. O álbum é de 2012, mas só ouvi ano passado. Uma pena não ter ouvido antes, pois é demais! Ressalto aqui a música Sutjeska/Farol . Quanto sentimento há nesta música. Há princípio os crentalhões irão achar uma música herege, mas ouça com atenção e entenda a canção seu preguiçoso! Ela passa longe de assuntos divinos e/ou religioso.

                                            Diga Parte II

 
Infinito
 
 
4º Lugar: Ventura - Los Hermanos (2003)

Sério que tem um álbum de 2003 na lista dos melhores que ouvi em 2014? E os lançamentos de lá pra cá? Ham? Não tô entendendo! Que é issoooooo!

Isto mesmo querido(a)! Infelizmente, só conheci Los Hermanos no final de 2013, início de 2014. Me desculpem! Mas hoje é uma das minha bandas favoritas! Já comprei quase toda discografia (faltam 2 discos).

As letras e suavidade do Rodrigo Amarante neste disco é sensacional. Me define muito, e quase me bota pra chorar as vezes. Inclusive quando ouço Do Sétimo Andar, que música dos céus! \o/
Sem contar com toda versatilidade do Marcelo Camelo e seu vocal e composições marcantes.

Ahhh! Quantas idas e vindas no busão eu dei ao som desta beldade! Muitas! Um disco muito bom para se ouvir em vários momentos do dia, semana, mês, enfim, do ano inteiro!


                                                                   Cara Estranho
 
Do Sétimo Andar
 
 

3º Lugar: Hello Hurricane - Switchfoot (2009)

Considero o Hello Hurricane como melhor álbum do Switchfoot.
Guitarras bem suadas, bateria e baixo bem alinhados, e uma infinidade de letras que tocam o coração de quem ouve!

Me apaixonei pelo álbum quando ouvi a primeira música, Needle and Haystack Life. A voz do Jon é sem dúvidas, intrigantemente saudável aos ouvidos.
 
Conheci a banda também em 2014, logo procurei conhecer sua discografia, e Hello Hurricane me chamou muito atenção! Vale apena!

O classifico como 3º lugar e 2º dos internacionais, porque realmente merece. Talvez ele até fique no mesmo nível do segundo colocado que irei citar, mas claro, estou baseando no critério dos que mais ouvi e me marcaram.

                                             
                                                           Needle and Haystack Life

                                              
                                                                 Hello Hurricane



 

2º Lugar: Amianto - Supercombo (2014)
 

Aaah Supercombo! O que dizer de Amianto né?
Guitarras, loop's, teclados, distorções e pedais shows demais! \o/
Ouvir este álbum e não pegar a vassoura e fingir que é uma guitarra, ou fazer a pia de teclado e a torneira de microfone nas músicas Campo de Força e Sol da Manhã não é ouvi-lo com toda alma!

Conheci a banda no início de 2014, quando eles tinham acabado de lançar o disco. Tenho um amigo que é mais fã do que eu da banda, mas acho que já tenho Autonomia suficiente para falar dele:

Um álbum bem temático que passeia pela MPB ao Indie, do Alternativo ao Eletrônico.
Amianto mostra uma nova Supercombo, então com uma nova formação também. Com a Carol Navarro assumindo o contrabaixo e back-vocal da banda, é perceptível que a banda encontrou o seu formato ideal: uma banda indie meio psicodélica. Ué, por que não?

O vocalista e guitarrista Léo Ramos com todo o seu bom humor vocal, consegue prender o ouvinte a ouvir toda a música e curioso para saber qual canção virá após.

Merece indiscutivelmente o 2º lugar, e recebe o 1º lugar na (minha) lista dos nacionais!

                                              
                                                                      Amianto


                                                             Piloto Automático



1º Lugar: City and Colour - The Hurry and the Harm (2013)

E em primeiríssimo lugar, quem aparece?
Sim, ele, Dallas Green. Ou simplesmente City and Colour.
Me tornei fã desse cara no início deste ano, e o primeiro contato de músicas que tive dele, foi este álbum.

Tenho trilhões de motivos para aponta-lo como melhor álbum que ouvi em 2014, mas serei sucinto e apenas dizer que EU ME IDENTIFICO DEMAIS COM O CARA!

Sua forma de escrever, tocar e cantar tem muito a ver com a minha percepção musical. Ainda não tinha encontrado um artista que me apontasse um norte musical tão pessoal assim.

Agora falando de The Hurry and the Harm: um álbum cativante, romântico, reflexivo e feito para quem tem emoções bem abaladas. Se identificou? (então corra direto para os vídeos aqui embaixo, depois você volta e termina de ler!)

As duas primeiras faixas mostram uma métrica instrumental mais animadinha, típico pra quem acabou de conhecer o som do cara, e ainda não sabe o que vai vim. Mas quando chega Of Space and Time o coração dispara e você sente a necessidade de chorar. Agora veja a tradução! (só cuidado para as lágrimas não pingarem na tela de seu i-phone ou notebook)

The Lonely Life e Paradise são as melhores do álbum. Este disco é minha trilha sonora do busão a noite: sentado ao lado da janela, ouvindo este álbum e contemplando as belas árvores de Rio Branco, é lindo!!!

Segue duas músicas!

                                      
                                                               The Lonely Life

        
                                                               Harder than stone


Então dialéticos, estes foram os álbuns que mais me cativaram em 2014.
Espero que não se limitem a este post, mas que procurem conhecer estes álbuns. Aí se você gostar desses, pode baixar as discografias que eu assino embaixo!

Selo de garantia Dialetos & Coisas Boas
 

2 comentários:

  1. Gostei dos álbuns, anotei vários nomes de música para colocar na minha playlist! Da sua lista Freno e Los Hermanos são os meus favoritos, mas também anotei o nome de outras! Gostei do blog!

    http://escritoraporumacaso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Larinha!
    Ler isto de você é uma honra incrível pra mim, pois dei uma olhada no seu blog e gostei demais! Em breve retorno lá! Obrigadão viu!? Ah, e se der, curte nossa fanpage no facebook!

    ResponderExcluir