quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Entrevista: Lilian Soares

 Lilian é vocalista da banda curitibana Simonami. Com um belo senso de humor e irreverente, Lilian nos cedeu uma entrevista e falou um pouco da vida pessoal e artística!

D&CB: Conhecendo midiamente seu caráter, é notório sua simplicidade e gênio extrovertido. O que te faz transbordar de alegria além da música? 

Lilian Soares: Ah, meu marido discordaria veementemente de você na parte da simplicidade (ele diz que eu sou complicada demais hahaha), mas brincadeiras à parte, o que provoca alegria em mim acredito que seja a vida, o estilo de vida que escolhi e as implicações que isso tem trazido pra mim e pra minha família, que me ensinou a viver assim.

Quando iniciou o seu amor pela música? Houve grandes influências ou foi espontâneo?

Não sei se eu tive muita escolha. Meus pais são dois canarinhos. Não param de cantar desde quando eu estava fazendo volume na barriga da minha mãe! As maiores influências, ainda pequenininha, foram meu pai e minha tia, os que mais cantavam para mim e comigo. Mais tarde fui procurando meus referenciais, minhas musas.



Recentemente, a convite do Marcos Almeida, ex-vocalista do Palavrantiga, você participou do Nossa Brasilidade, também ao lado da cantora Lorena Chaves. Vocês tem uma relação amigável fora dos palcos? Se sim, como começou essa amizade?

Acredito que nós nos gostamos e nos admiramos de longe... É uma relação diferente da que eu tenho com a Uyara Torrente, por exemplo, a quem eu chamo de amiga e pra quem eu ligo quando as coisas não estão tão bem. Mas é um outro tipo de carinho, de cuidado com a vida do outro. Já entrei em muito conflito em facebook pra defender a Lorena e/ou o Marcos (tenho 'sangue quente'). Acho que estou mais pra fã/líder do fã-clube do que pra confidente. (risos)

"Bandas pequenas como a gente acabam tendo que escolher no que querem botar mais força e agora a gente quer mesmo é tocar."

Suas composições são sempre profundas, e a sincronização e impasse vocal entre você e a Lay, é impecável. O que te inspira na hora de escrever? E qual a sensação de ver um sentimento virar música?

Talvez elas soem profundas porque eu tenho o maravilhoso hábito de correr para os cadernos sempre que eu não consigo lidar bem com alguma tragédia. Acho que daí é que vem a dificuldade tremenda que tenho em cantar as músicas que escrevi. Sempre que acontece eu não curto muito. Porque dentro delas estão guardadas todas as minhas experiências ruins. Mas o processo é importante, porque chega um dia em que ela vira só uma lembrança boba, uma experiência lá longe, de tanto cantar.

Formada em abril de 2010, é considerável que o Simonami ainda é muito nova, mas que, indiscutivelmente, tem uma gigante qualidade musical e letrista. Como você vê a banda hoje no cenário underground? E o que almejam para os próximos quatro anos?

Ah, acho que dá pra gente ficar mais "punk". Enxergo a Simonami como mais uma banda fruto do fenômeno da internet. Todo mundo tem acesso, todo mundo pode ter banda, todo mundo pode alcançar todo mundo. A gente quer crescer. Tocar mais, compor mais, gravar mais, poder fazer da música autoral nosso ganha pão. Não tem sido moleza, mas tem valido a pena demais!

Em entrevista ao "Minha Vida Cristã" a banda citou boas referências, mas quais são - de fato - as principais referências musicais na banda? Há um coletivo ou cada um ouve coisas diferentes?

Cada um ouve coisas diferentes mas dá pra citar algumas coisas que a banda toda curte: Adoniran Barbosa, Cartola, Originais do Samba, Peter Broderick, Tegan and Sara, Siba, Cidadão Instigado são alguns.

Existem alguns rumores de que o Simonami faça parte do Movimento Crossover, o mesmo que artistas como Tanlan, Palavrantiga, Lorena Chaves e Crombie integram. Isso de fato é verdade ou não há conhecimento musical disso? Você é cristã de alguma igreja específica?

Cara, eu não sei. Tem tanta coisa, tanto nome, tanto rótulo que enfiam na gente que eu nem consigo acompanhar mais. Acredito que na história a gente dificilmente consegue dar nome aos movimentos e enxergar o que eles contém assim, no ato. Alguns anos precisam passar pra gente inventar os títulos, mas fazer parte de algum grupo com esse pessoal que você citou deve ser coisa boa (gostamos demais dessa turma!). Eu sou cristã desviada de igreja faz um tempo. Eu e Jean decidimos esses tempos que vamos integrar um grupo bacana e peculiar e pequeno de cristãos que se reunem aqui perto de casa. Mais perto de igreja que eu tenho chegado.


Banda Simonami
Além do EP e o disco "Então Morramos", vocês também disponibilizam algumas novas canções no SoundCloud. Essas canções seriam frutos para um novo disco? Há expectativas de quando sairá o próximo CD?

O problema de uma banda com cinco compositores é que música é mato! Acho que vai ter briga pra ver o que vai entrar no próximo disco (risos),
Estamos trabalhando para que o 'Então Morramos' alcance ainda mais criaturas ouvintes e corações pululantes em 2015 pra no fim do próximo ano a gente começar a pensar nesse novo álbum.


Para matar a curiosidade da maioria dos admiradores do Simonami e, especificamente os que amam sua voz, diga o que você costuma ouvir no dia-a-dia.

Eu to apaixonada por uma guria inglesa, a Laura Mvula e por uma porrada de cariocas: banda Biltre, Baleia, Mahmundi... Não páro de escutar!

Como você vê o cenário musical no Brasil atualmente? A internet contribui ou atrapalha para a indústria musical? 

Acho que a internet democratiza. O que atrapalha é a gente não saber lidar com a ferramenta. A internet pode apontar pra um futuro sem artistas-semi-deuses-arrogantes e com todo mundo autorizado a produzir arte. Aí cada um vai decidir o que quer consumir. Não fosse essa ferramenta eu teria sido privada de tanta coisa! Há tempos atrás a gente tinha que enfiar dólares em envelopes pro exterior na esperança da banda underground que a gente curte lá do outro lado do planeta recebesse e enviasse um cd de volta, pra poder acessar o que é produzido distante. E aqui no Brasil, pra tocar em rádio, só com jaba. Hoje uma banda chulé cheio de faveladinho e pobretão desempregado e sem formação igual a gente toca em tudo quanto é canto mesmo sem ter o famoso Q.I. (quem indica). O atrapalho está mais na pobreza de repertorio de vida mesmo pra ter poder de escolha do que na própria internet, acredito eu.







Neste novo disco intitulado "Então Morramos" é visível a abordagem de assuntos mórbidos, tais como suicídio, dores internas e decepções. O que instigou a banda a "gritar" alto esse tema? Tem um real motivo? 

Tanto neste quanto no primeiro álbum a gente se juntou pra compor ou juntou composições que já existiam sob o pretexto de cantar coisas que as pessoas evitam - envelhecimento, solidão, morte, depressão, dor. A gente tava sendo bombardeado por uma cena que só sabia cantar chifre, decepção amorosa, como ser crente é ser feliz e sobre como a vida é boa. A gente quis apontar em outra direção e dizer que sim, a vida é maravilhosa, mas por causa da complexidade desses dilemas e da profundidade das dores e dissabores que a gente pode experienciar em detrimento dos momentos alientantes de alegria extrema a troco de nada.

"Sin Premura" e "Janela" foram canções do "Então Morramos" que ganharam clipe. Pretendem gravar mais clipes das músicas deste álbum? Vocês pretendem gravar um DVD?

A gente está preparando um último videoclipe pra esse ano com a ajuda de um cara que nos ama e a quem nós amamos muito, o Arnaldo Belotto, que concebeu e promoveu todos os vídeos mais charmosos que a gente tem na internet. Essas coisas custam muito tempo que a gente custa pra arrumar, um dinheiro que a gente não tem e um esforço enorme pra acontecer. Bandas pequenas como a gente acabam tendo que escolher no que querem botar mais força e agora a gente quer mesmo é tocar. Visitar cidades, viajar, conhecer pessoas e tocar pra elas. Num futuro um DVD seria bacana demaaais, mas por hora, a gente quer é bater perna mesmo e providenciar que o maior número de pessoas viva a experiência de um show ao vivo da Simonami em tempo real.

Suas considerações ao blog e desde já, meu agradecimento á você por essa conversa!

Cara, acho que foi a entrevista mais elaborada e pesquisadinha que eu já respondi! Obrigada por isso! Tomara que eu tenha caprichado o suficiente nas respostas e que todas as curiosidades tenham sido resolvidas, ou não, né? porque instigar as questões sempre foi o nosso forte aqui em casa! 


Facebook da Lilian Soares: Lilian Soares
Facebook Simonami: {Sí}monami
SoundCloud: soundcloud.com/simonami 
Twitter: Sí, Mon Ami! 
Site: www.simonami.com.br 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário