quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Top 5: Melhores Discos da Banda Fresno

   A Banda Fresno é um fenômeno de criatividade e uma explosão sentimental em suas letras. A primeira música que ouvi da banda foi "Deixa o Tempo" do álbum Revanche, e de cara já gostei. Após passar por cima do chargão "emo=música ruim" e/ou "emo=música gay", procurei conhecer melhor a banda, e, surtei ao saber o quão rica era sua discografia.
Fresno no SXSW 2014 - Metal & Lace, Austin (Texas)
    Apesar de nova ainda, recentemente completados 15 anos com a gravação de um DVD Ao Vivo em São Paulo, a banda já tem 6 álbuns de estúdio e 3 EP's, sendo o trabalho mais recente, o EP "Eu sou a maré viva".
   Quero deixar claro, que neste Top5 só inclui os discos LP. Não analisei os EP's que, diga-se de passagem, os dois últimos são muito bons.
   Lucas Silveira é um letrista, digamos, ousado. Vejo o vocalista como um compositor que expressa bem aquilo que sente e o cerca. O interessante é que em mais ou menos em 90% dos discos da banda, uma música, no mínimo, de cada álbum é de incentivo.

5º Lugar: O Rio, A Cidade, A Árvore [2004]
 
   Talvez os fãs mais antigos da banda, e que realmente "vestem a camisa" da Fresno, discordam de eu ter deixado o primeiro disco (após o EP "O Acaso do Erro") intitulado "Quarto dos Livros" de fora do Top 5. Mas os leais motivos são: por mais que o QL tenhas boas músicas, percebo uma sonoridade bem clichê; e por ser o primeiro disco, o som ainda estava se adequando a originalidade.
   Agora falando do "O Rio, A Cidade, A Árvore", um trabalho independente e de boa produção para uma banda recém-formada e que ainda procurava um espaço no underground. Destaco a riqueza das letras com os riff's melódicos de guitarra. Posso até dizer que é um disco coeso, mas de boa qualidade.

Destaques:

 
duas lágrimas

 
 
evaporar


 
 4º Lugar: Redenção [2008]

   Redenção foi o primeiro trabalho da banda por uma grande gravadora, e, produzido por um grande ícone do rock nacional, Rick Bonadio. Esta foi umas fase da banda que mais me intrigou pela versatilidade e o som pop trabalhado no disco. Sem contar que a capa ainda traz um "peso de uma boy-band.
   O disco é definido por riffs de guitarras bem variados e soltos, digamos assim. E como citei que o som do álbum é pop, defino com o grande uso de loops na maioria das faixas. Uma Música e Europa são exemplos de canções de viagens (do tipo que você está no carro e seleciona tal música e a cuja sicroniza com o clima).
   
Destaques:

 
redenção

 
 
milonga


3º Lugar: Revanche [2010]

   O Revanche de longe é um álbum bem parecido com o Infinito. Identifiquei referências como Muse, Radiohead e um pouco de Paramore em sua sonoridade. Poderia até citá-lo como melhor disco da banda, mas reconheço algumas falhas que poderiam facilmente serem corrigidas para me agradar totalmente.
   O disco foi - ou ao menos é o que me sugere - um grito de "TOMA ROCK DA FRESNO!" especificamente para mostrar, que a Fresno é sim uma banda de rock. Confesso que sua qualidade me surpreendeu, pois aqui eles abrangem mais assuntos além do amor platônico e melódico do "Quarto dos Livros", "O Rio, A Cidade, A Árvore" e "Ciano". Não que isto seja um defeito, mas acaba que sendo enjoativo. Perceba que até as letras "amorosas" amadureceram: Lucas e Tavares mostram um lado de amor próprio e até de volta por cima quando o assunto é relacionamentos.


Destaques:



 
deixa o tempo

 
 
porto alegre

2º Lugar: Infinito [2012]

   Confesso que a escolha do 2º e 1º lugar foram bem dificies. Até que eu poderia (assim como também podia colocar o Revanche no topo) colocar o Infinito como melhor disco da banda. E, pra ser sincero, este é o que mais me marca. Letras [muito] profundas, um ótimo arranjo, muito rock, digamos que da primeira até a última faixa. Até as mais lentas são incríveis.
   Aqui percebemos a evolução da banda e mudanças: Tavares deixou a banda para se dedicar ao projeto sólo, Esteban. Destaco a boa produção do Lucas, e, sinceramente, que gênio é este cara hein! É importante considerar também, que boa parte das canções tiveram um "gostinho" antes com o projeto solo do Lucas Silveira chamado Visconde: a faixa Infinito era Lá, Diga Pt.2 teve uma antecessora bem melosa e Seis era mais calma. Sem contar que a música Vida teve uma versão mais lenta.
   Para mim, este disco é o melhor da Fresno, mas no geral, ele fica como segundo colocado.

Destaques:

 
infinito

 
 
diga parte 2

  
  1º Lugar: Ciano [2006]


Enfim chegamos ao primeiro colocado! E para efeito, não vou nem falar muito deste disco, pois tudo o que queria dizer deste TOP 5, se resume em Revanche e Infinito.
   Sei que uma boa parte dos fãs, também dizem que este é o melhor trabalho da banda em LP. Muitas músicas deste trabalho marcaram e marcam muitos jovens, e me marcam muito até hoje.
  
  Bom, creio que é só isto. Sei que essa não foi uma boa análise (mas boas análises de alguns álbuns virão), mas dei meu melhor. Críticas, elogios e correções, deixem nos comentários.

Destaques:

 
cada poça dessa rua tem um pouco de minhas lágrimas

 
 
alguém que te faz sorrir
   

Site Oficial: fresnorock.com.br 
 


 

3 comentários:

  1. Quem usar o termo de quem gosta de Fresno é gay, é uma prova concreta de que não entende de Cultura, muito menos musical assim como Fresno curto muito as musicas do Nx0, além de transmitir uma letra leve e que falam de coisas boas é super saudável ao publico que o ouve. Excelente matéria

    ResponderExcluir
  2. Tá maluco irmão! o 2ºálbum é disparado o melhor de todos! kkkkkkkkkkkk
    É que como sou um fã da fase antiga né, sou muito mais os 2 primeiros que os restantes.

    ResponderExcluir